sexta-feira, 6 de junho de 2008

Kant por Sandro Delgado

A filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razão moral é a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant é a crença de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situação, tornando assim seu próprio comportamento uma lei universal.
A lei moral de Kant é baseada na idéia de que os seres humanos são racionais e independentes. Em sua obra, Metafísicas da Ética, Kant propõe que a razão humana é a base da moralidade. Segundo Kant, toda ação deve ser tomada com um senso de responsabilidade ditado pela razão, sobreposto pela emoção, e sabendo que toda ação gerará uma consequencia, moral ou imoral, uma atitude não é isolada por si só, é uma cadeia de ação reação a todos ao seu redor, agir com moral e descência, te tratarás com moral e descência.

Immanuel Kant (1724-1804)



Edéias e reflexões sobre o filósofo Kant sobre o assunto moral e ética.

Sandro Delgado

2 comentários:

Se serve pra mim, serve pra você. disse...

Nossa surgiram várias "nuvenzinhas de pensamentos" aqui depois do seu texto...
mas é o que muitos ainda não se deram conta, ou ignoram o fato dessa filosofia e realidade chocante, mas tão simples se fosse levado a sério. Ex:
"Para se ter um bom amigo - temos que em primeiro lugar ser um bom amigo" e assim é pra tudo nessa vida.
E outra... uma ação hoje pode se refletir por anos e anos em nós, nos envolvidos... inclusive até em outras gerações.
bjo

Michell Mello disse...

vO pressuposto fundamental da ética kantiana é uma liberdade metafísica, ou como o próprio fala em o "O que é Esclarecimento?" capacidade de se auto-dirigir, por si e para si, de modo independente. Aliás, não a obra que vc cita, mas me lembrei muito dos "Prolegomenos a toda metafísica...".
Abs!